A Unidade Mestra Ananda Kiirtana é uma comunidade espiritual localizada em Belmiro Braga – MG. A fazenda, antigamente chamada de Boa Esperança, foi adquirida em 1989 por um grupo de praticantes da filosofia da Ananda Marga.

A Ananda Marga é uma organização socioespiritual criada por Shrii Shrii Anandamurti, grande pensador e mestre espiritual que viveu de 1921 a 1990. Fundada na Índia em 1955, está hoje presente em mais de 180 países.

A organização procura combinar práticas espirituais (meditação, posturas de Yoga, conduta moral e dieta natural adequada) com o serviço dinâmico ao próximo (escolas, clínicas médicas, orfanatos, cooperativas, asilos para idosos e outros projetos para o benefício da humanidade).

Uma das formas de serviço social proposta por Anandamurti foi a criação de Unidades Mestras, centros de referência e experimentação para criação de uma sociedade não-capitalista, utilizando tecnologias sociais, serviço ao próximo e práticas espirituais.

Foi dentro dessa proposta que a Unidade Mestra Ananda Kiirtana foi criada. O primeiro projeto, a escola Sol Nascente, foi iniciado em 1991 e atende ainda hoje crianças de 3 a 7 anos, além realizar projetos extracurriculares com jovens da região.

Também foram experimentados diversos métodos de cultivo, sendo que atualmente, a unidade mestra conta com algumas áreas de agrofloresta, um pomar e uma horta comunitária.

ANANDA KIIRTANA - HORTA

Ramesh, um dos primeiros moradores

Plantação na década de 90

Plantação na década de 90

Atualmente, vivem, em torno de 40 pessoas entre jovens e adultos.

AK mega mandioca

Liiladhara em uma das atuais agroflorestas

Além da escola e da produção agrícola, os moradores de Ananda Kiirtana promovem diversos cursos e eventos. Sendo que os mais importantes são o Retiro Setorial de Inverno e o Retiro de Ano Novo, nos quais se reúnem grande parte dos praticantes da filosofia na América do Sul.